Murais de Parede Colonial

O estilo colonial nos interiores é uma forma de criar um interior original. Veja quais móveis e acessórios o ajudarão a criá-lo.

Estilo colonial em interiores - como arranjar um apartamento?

O estilo colonial do interior é recomendado não só aos entusiastas de viagens, mas também aos amantes dos clássicos e da tradição. Combina elegância com exotismo através de materiais naturais, formas massivas e acessórios originais. É dominado por motivos vegetais e animais. Veja como arranjar um apartamento em estilo colonial.

O estilo colonial nasceu no século XIX pelos britânicos que foram destacados para as colônias ultramarinas pertencentes ao seu país. Estamos falando sobre Índia, Laos, Tailândia, Indonésia e Birmânia. Para manter o conforto familiar, eles levaram toda a decoração da casa com eles. Com o tempo, porém, percebeu-se que era muito mais prático fazer com que artesãos locais produzissem móveis e decorações. Assim, arranjos começaram a surgir, combinando clássicos ingleses com a cultura local. Foram utilizadas matérias-primas locais (vime, madeira, linho) e padrões tradicionais. Com o tempo, o estilo colonial deixou de ser identificado apenas com a Índia - surgiram referências a países africanos e asiáticos.

Qual é o estilo colonial do interior?

O estilo colonial no interior combina a cultura europeia com as culturas da Índia, bem como de países africanos e asiáticos. É caracterizado por:

  • uso de materiais naturais (especialmente madeira, linho, couro),
  • móveis sólidos e pesados,
  • interiores espaçosos e aconchegantes,
  • aditivos característicos de culturas exóticas,
  • usando padrões tribais,
  • usando cores escuras, mas quentes.

Móveis e acessórios usados ​​funcionam muito bem. Muitas vezes, você pode comprá-los em ótimas condições, porque são feitos de materiais de boa qualidade. Nada acrescentará personalidade aos interiores em estilo colonial do que acessórios com alma.

Paredes e piso em estilo colonial

As paredes em estilo colonial são decoradas com cores aconchegantes. Na maioria das vezes, são tons de marrom, bege e rosa indiano, mas também bordô, verde e amarelo, que são uma referência às cores terrosas. As paredes geralmente são pintadas. Algumas pessoas optam por usar painéis de parede ou outros elementos de madeira. Papéis de parede de estilo oriental ou murais de parede também são uma boa ideia. Em interiores coloniais, as placas de madeira são mais frequentemente escolhidas para pisos - de preferência feitos de madeira escura e exótica. Uma solução alternativa e mais barata são os painéis ou parquete de carvalho. Vale a pena instalar grandes ladrilhos na cozinha e no banheiro. Ladrilhos de estilo colonial podem ter padrões geométricos ou imitar madeira.

Móveis de estilo colonial

Móveis de estilo colonial têm um grande impacto no efeito geral do arranjo. Pode-se dizer que são um dos elementos característicos da decoração. Devem ser de madeira, de preferência exótica (pau-rosa, mogno, wengué, seringueira). Em termos de forma, devem ser baseados no estilo vitoriano. Móveis coloniais são maciços, pesados ​​e bem feitos. Os móveis escolhidos com mais frequência para interiores em estilo colonial são:

  • mesa enorme,
  • estantes altas e largas,
  • mesa com tampo largo e pernas robustas,
  • sofá de camurça ou couro,
  • guarda-roupa espaçoso,
  • cama grande,
  • cômoda com gavetas pesadas,
  • cadeiras com costas decorativas,
  • unidade de parede,
  • bancadas de cozinha de madeira,
  • armários de cozinha suspensos com frentes de vidro.

Móveis de estilo colonial costumam ter decorações ricas. Trata-se de estampas vazadas, mas também numerosas gavetas com belas alças. Freqüentemente, em vez de portas nos armários, são colocadas tranças de vime. Observe que a mobília colonial pode sobrecarregar um pouco uma sala, então é necessário escolher os acessórios certos para ela.

Acessórios de estilo colonial

Os acessórios de estilo colonial são principalmente tapetes, colchas, travesseiros, mas também vários tipos de pôsteres e esculturas. Estátuas de ídolos locais, máscaras tribais, caixões ornamentados, porcelana e estatuetas de elefante funcionam bem. Em interiores coloniais, você costuma encontrar um globo, réplicas de armas, binóculos, chapéus, baús, cestos de vime, vasos. Muitas decorações valiosas podem ser compradas nos mercados de pulgas. As pessoas que viajam devem decorar os quartos com lembranças de suas viagens. Quando se trata de têxteis, os materiais naturais dominam os interiores em estilo colonial. O linho é especialmente popular. Travesseiros, tapetes e cortinas devem ter padrões característicos de tribos africanas ou da cultura asiática, mas também motivos de animais (manchas, listras). Os quartos podem ser decorados com canteiros de flores ou macramê. É bom pendurar pôsteres com esboços ou desenhos nas paredes. Muitas pessoas escolhem mapas antigos. Impressões em grande formato de fotos tiradas por você durante uma viagem são uma ótima idéia.

Em interiores de estilo colonial, vasos de plantas são obrigatórios. Especialmente recomendados são aqueles que atingem tamanhos grandes: monstera, ficus lyre, dracaena, philodendrons, calathea. Vale lembrar que elas deveriam estar vivas - as plantas artificiais não exigem muito, mas não parecem boas. Os interiores em estilo colonial são complementados por iluminação. Vários tipos de lâmpadas de pé ou suspensas com abajures de tecido em cores quentes funcionam bem. Você também pode escolher lâmpadas de parede ou lustres. Uma opção interessante são as lanternas exóticas colocadas em lugares diferentes.

Estilo colonial moderno

Cada vez mais, é possível atender ao termo “estilo colonial moderno”. Esta tendência combina padrões tribais com design contemporâneo. É uma tradição com uma versão um pouco mais sofisticada. Os apartamentos e casas dispostos desta forma são frequentemente equipados com soluções inteligentes que facilitam o funcionamento diário. Os interiores são elegantes, mas ao mesmo tempo uma reminiscência das colônias britânicas do século XIX. Eles estão cheios de estofados em couro, móveis de madeira e lembranças de viagem combinados com aparelhos modernos.

... mais