Quadros e Pósteres Rústico

O estilo rústico é caracterizado pela madeira e uma referência para casas de campo. Veja quais acessórios escolher para interiores rústicos.

Como organizar um apartamento e uma casa em estilo rústico?

O estilo rústico dos interiores é caracterizado principalmente pela simplicidade, o uso de materiais naturais e cores quentes. Vários acessórios podem dar a impressão de que a sala está um caos. No entanto, você deve se lembrar que isso é apenas uma ilusão - todo o arranjo é cuidadosamente pensado. Veja como trazer o estilo rústico para sua casa ou apartamento.

O estilo rústico apareceu nos Estados Unidos no início do século XIX. Devido à falta de dinheiro, as pessoas pegaram materiais baratos, que eram abundantes. Estou falando principalmente sobre madeira. Eram utilizadas para acabamento de casas e apartamentos, bem como para a produção de móveis simples. O equipamento mais famoso da época é uma cadeira feita de uma só tábua por Thomas Lee (seu nome "Adirondack" vem de uma cordilheira perto da fronteira canadense, onde era muito popular).

O que é estilo rústico?

O estilo rústico é uma forma de arranjar o interior que remete a antigas cabanas e permite estar mais perto da natureza. É caracterizada pela simplicidade, naturalidade, praticidade e despretensão. Ao mesmo tempo, os quartos desse estilo são aconchegantes e aconchegantes. As características do estilo rústico são:

  • uso de materiais naturais (principalmente madeira, pedra, cobre),
  • evitando plásticos,
  • evitando elementos brilhantes e cromados,
  • uso de cores da paleta de cores da terra (tons de marrom, bege, amarelo, verde, cinza),
  • evitando cores contrastantes,
  • evitando cores expressivas,
  • usando itens de construção simples,
  • usando itens antigos,
  • usando itens feitos à mão e artesanato tradicional.
  • Os interiores rústicos podem parecer escuros, por isso é necessário instalar uma boa iluminação nos pontos mais importantes da sala (por exemplo, acima do sofá, mesa).

Paredes e pisos em ambiente rústico

É melhor escolher materiais naturais para paredes e pisos em interiores de estilo rústico. A madeira funciona bem. De preferência, um que mostre anéis e vários tipos de fissuras. Muitas pessoas também optam por combiná-lo com tijolo ou pedra. Uma solução que requer menos esforço financeiro e dá um efeito igualmente interessante são os murais de parede ou adesivos com uma imitação dos materiais mencionados acima. É permitida a instalação de mural de parede com motivo floral ou padrão alusivo ao folclore. No entanto, deve ser lembrado que este deve ser apenas um acento enfatizando todo o arranjo, e não seu ponto focal. Esta decoração de estilo rústico cabe em qualquer sala. Os murais de parede são tão duráveis ​​que funcionam bem na cozinha e no banheiro. As pessoas que optam por pintar as paredes ou por papel de parede devem escolher cores quentes. Você deve se concentrar principalmente nas cores da terra (marrons, bege, cinza, verde). No entanto, nada o impede de usar o branco também. Recomenda-se evitar sombras expressivas.

Móveis de estilo rústico

O mobiliário rústico é simples, austero e feito de madeira. É em vão procurar elementos decorativos nelas. Se houver decorações, elas são sutis e não chamam a atenção. É melhor comprar móveis no mercado de pulgas. Também podem ser usados ​​guarda-roupas antigos de fábrica e cómodas. Bancos de madeira e mesas pesadas são uma escolha muito boa para interiores rústicos. Também vale a pena colocar um guarda-roupa grande ou um aparador grande. O arranjo é complementado por baús que podem funcionar como mesinha de cabeceira ou mesinha de centro.

Adições em estilo rústico

As adições em estilo rústico enfatizam todo o arranjo. A madeira também domina aqui. Os elementos que não podem faltar nos interiores são: espelhos com moldura de madeira, castiçais de madeira, tabuleiros de madeira, vigas de madeira sob o tecto, de onde penduram lâmpadas. Vale a pena colocar decorações rústicas que são artesanais. Os enfeites em interiores rústicos também incluem:

  • cestos de vime,
  • têxteis para o lar feitos de materiais naturais,
  • cerâmica,
  • tapeçarias,
  • guardanapos de crochê,
  • almofadas bordadas,
  • cobertores quentes,
  • tapetes tecidos à mão,
  • uma salamandra ou lareira,
  • potes esmaltados.

Os interiores também podem incluir aparelhos antigos - um ferro antigo ou um moedor de café. Portanto, vale a pena visitar antiquários ou mercados de antiguidades. Lá você pode comprar muitas decorações rústicas que custam pouco.

Quarto de estilo rústico

Um quarto de estilo rústico deve ser equipado com móveis sólidos e práticos. Uma cama grande de pinho ou carvalho será uma escolha muito boa. Além disso, só precisa de: mesas de cabeceira (podem ser cómodas), uma cómoda, um grande armário e um espelho com moldura de madeira. Todos os tecidos devem ser em cores suaves (cortinas rústicas podem ter um padrão sutil), e o número de acessórios deve ser mínimo.

Estilo rústico moderno

O estilo rústico moderno está se tornando cada vez mais popular. São arranjos que combinam elementos contemporâneos com uma aparência original com materiais naturais, móveis antigos e decorações vintage. Graças a isso, os interiores tornam-se interessantes e únicos - é difícil recriá-los em outra casa ou apartamento. Costuma-se dizer que eles têm uma alma. Antes de aplicar um estilo rústico moderno, é preciso lembrar sobre moderação e proporções adequadas. Basta escolher acessórios modernos para móveis antigos - e vice-versa. Todo o arranjo deve ser enfatizado com cores. São comuns a ambos os estilos: branco, preto, marrom, bege, tons de cinza. Você pode adicionar elementos de madeira, tijolo cru ou decorações com sua imitação (por exemplo, papéis de parede de fotos). O estilo rústico moderno destina-se principalmente a apartamentos e quartos pequenos. Graças a ele, os interiores não parecem sobrecarregados e parecem maiores.

... mais
-40%